Denis Warren – Cifras – As Diferentes Simbologias
Introdução: nessa aula vamos conhecer os símbolos usados para representar cada tipo de acorde e o símbolo referente a cada intervalo adicionado. Para entender a formação dos diferentes acordes leia a aula “Formação de Acordes e Cifragem”.
Tônica do acorde: é a nota mais forte do acorde, o ponto de partida para definir as outras notas que fazem parte da sua estrutura. O acorde recebe o nome da sua tônica, então um acorde de Dó tem a tônica Dó, um acorde de Mib tem a tônica Mib. Usamos letras para representar as notas.
A nota Lá é representada pela letra A dentro do acorde.
Lá = A | Lá# = A# | Láb = Ab
A nota Si é representada pela letra B dentro do acorde.
Si = B | Si# = B# | Sib = Bb
A nota Dó é representada pela letra C dentro do acorde.
Dó = C | Dó# = C# | Dób = Cb
A nota Ré é representada pela letra D dentro do acorde.
Ré = D | Ré# = D# | Réb = Db
A nota Mi é representada pela letra E dentro do acorde.
Mi = E | Mi# = E# | Mib = Eb
A nota Fá é representada pela letra F dentro do acorde.
Fá = F | Fá# = F# | Fáb = Fb
A nota Sol é representada pela letra G dentro do acorde.
Sol = G | Sol# = G# | Solb = Gb
Quando queremos falar do tipo de acorde sem definir a tônica podemos usar a letra T, ou mesmo a letra X, exemplos:
T7M ou X7M | Tm7(b5) ou Xm7(b5) | T6 ou X6
Acordes de Tríade:
O acorde de tríade maior é representado apenas pela letra da tônica. Então um Dó maior será cifrado C, um Lá maior será cifrado A. ( T )
O acorde de tríade menor é representado pela letra da tônica acompanhada de um m (minúsculo). Então um Dó menor será cifrado Cm, um Fá# menor será cifrado F#m. Uma alternativa é usar o sinal de – (menos) ao invés do m ou até mesmo min (abreviação de minor). Exemplos: C- | F#- ( Tm ou T- )
O acorde de tríade diminuta é representado pela letra da tônica acompanhada de um m (minúsculo) e um (b5). Um Dó tríade diminuta fica Cm(b5). Também é possível substituir o m por – (menos) e o b5 por -5. Exemplos: C-(-5) | F#-(-5) ( Tm(b5) ou T-(-5) ou Tm(-5) )
O acorde de tríade aumentada é representado pela letra da tônica acompanhada de um (#5). Um Dó tríade aumentada fica C(#5). Pode-se substituir o #5 por +5, ou apenas +. Exemplos: C(+5) | C+ ( T(#5) ou T(+5) ou T+ )
Acordes de Tétrade:
São os acordes com a adição da sétima maior, sétima menor ou sétima diminuta.
Sétima maior – usa-se o 7M, maj7 ou ∆, as vezes também encontramos a alternativa ∆7. No acorde maior e aumentado é colocado logo após a tônica, no acorde menor logo após a letra m. Exemplos:
C7M | C7M(#5) | Cm7M
Sétima menor – usa-se o 7 colocado da mesma forma que a sétima maior. Exemplos:
C7 | C7(#5) | Cm7
Sétima diminuta – aparece apenas no acorde diminuto.
Acorde diminuto – É a soma de uma tríade diminuta com uma sétima diminuta. É representado pelo símbolo o ou dim. Exemplos: Co | Cdim
Uma alternativa é considerar a sétima diminuta como uma sexta maior e escrever o acorde diminuto da seguinte forma: Cm(b5) + sexta maior (6) = Cm6(b5).
Acorde meio diminuto – É a soma de uma tríade diminuta com uma sétima menor. Escreve-se a sétima menor logo após o símbolo m. Exemplo: Cm(b5) + sétima menor (7) = Cm7(b5). É bastante comum usar o símbolo Ø para substituir o m7(b5). Exemplo: CØ
Tipos de Tétrade utilizados:
T7M | T7 | Tm7 | Tm7(b5) ou TØ | To ou Tdim | Tm7M | T7(#5) | T7(b5) | T7M(#5)
Variações:
Pode-se trocar o 7M por maj7 ou ∆, então temos:
T7M = Tmaj7 = T∆
Tm7M = Tmmaj7 = Tm∆
T7M(#5) = Tmaj7(#5) = T∆(#5)
Pode-se trocar o #5 por +5, então temos:
T7(#5) = T7(+5)
T7M(#5) = T7M(+5) = Tmaj7(+5) = T∆(+5)
Pode-se trocar o b5 por -5, então temos:
Tm7(b5) = Tm7(-5)
T7(b5) = T7(-5)
Pode-se trocar o m por -, então temos:
Tm7 = T-7
Tm7(b5) = T-7(b5) = T-7(-5)
Tm7M = T-7M = T-∆
O acorde de sétima da dominante (T7) – Pode ser representado pelo símbolo dom. Exemplo: C7 ou Cdom.
Parênteses – Servem para separar as notas de tensão do acorde evitando a ambiguidade na leitura e na interpretação da cifra, mas são muitas vezes omitidos. Exemplo: Tm7(b5) fica Tm7b5.
Observe na tabela abaixo o resumo das possibilidade de cifragem de tétrade:
Acordes Suspensos: são acordes que omitem a terça e usam a segunda maior ou a quarta justa na formação.
T2 – Tire a terça do acorde e coloque a segunda maior. É comum encontrar o símbolo sus indicando a suspensão. Exemplo: C2 = Csus2 ( T2 ou Tsus2 ou Tsus )
T4 – Tire a terça do acorde e coloque a quarta justa. É comum encontrar o símbolo sus indicando a suspensão. Exemplo: C4 = Csus4 ( T4 ou Tsus4 ou Tsus )
Podem existir outras variações de suspensão como os tétrades suspensos ou acordes suspensos com notas de tensão acrescentadas. De qualquer maneira o símbolo 2 ou 4 indica a omissão da terça com a inclusão da respectiva segunda ou quarta. Quando o símbolo sus aparecer sem indicar 2 ou 4, coloque qualquer um dos dois.
Acordes com tensão acrescentada: São os acordes que possuem notas além da sua estrutura de tríade, tétrade ou suspenso. Cada tensão tem um símbolo que indica a sua inclusão.
Normalmente as notas de tensão aparecem entre parênteses na cifragem do acorde. Os números usados estão acima da oitava mas é comum encontrar tensões escritas equivocadamente abaixo disso.
Outras tensões: É possível adicionar qualquer tipo de tensão ao acorde, contando que se use pra simbolizar números acima da oitava.
Acordes com baixo trocado: Quando o baixo do acorde é diferente da nota da tônica indicamos a nota com a sua letra correspondente, escrita no final da cifra do acorde e separada por uma barra.
Acorde/Baixo
Exemplos:
Acorde de Dó maior com baixo em Sol→ C/G
Acorde de Fá# menor com baixo em Lá→ F#m/A
Outros exemplos:
G7M/D | Eb7(9)/Bb | G#9/F#
Acordes com sexta: São os acordes de tríade com uma sexta acrescentada e normalmente não possuem sétima. Quando a sexta e sétima existem no mesmo acorde escreve-se o tétrade normalmente e a sexta aparece como tensão (b13 ou 13). Exemplos:
Tm6 | T6 | T6(9) | Tm6(9) | T7(13) | T7(b13) | Tm7(13)
Os acordes com sexta são enarmônicos com diferentes tétrades:
Cm6 (C Eb G A) = Am7(b5) (A C Eb G)
Tm6 = Vim7(b5) | T6 = Vim7
T6(9) = Vim7(11) | Tm6(9) = Vim7(b5/11)
Powerchords: São formados apenas pela tônica e pela quinta justa, independente de qual delas está no baixo ou quantas vezes são tocadas cada uma das notas. São cifrados com o símbolo 5, exemplo: C5 ( T5 )
Resumo das diferentes formações de acorde e suas cifras:
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Observe abaixo a tabela com a indicação de nota para cada símbolo em cifra para as diferentes tônicas:
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Como usar a tabela acima:
1 – Escolha o acorde cifrado, por exemplo→ C7M(#11)
2 – Defina a tônica. No acorde de C7M(#11) será a nota C (Dó).
3 – Identifique a estrutura (tudo que vai depois da tônica sem contar as tensões acima da oitava) → C7M(#11) → T7M
4 – Ache as notas que fazem parte da estrutura do acorde indicadas pela parte inferior da tabela.
Terça maior→ nota E
Quinta justa→ nota G
Sétima maior→ nota B
5 – Ache as notas de tensão usando a parte superior da tabela
#11→ nota F#
As notas que fazem parte de C7M(#11) são: C E G B F#
Outros símbolos:
Add→ adicionar o intervalo indicado.
Omit→ omitir o intervalo indicado.
Aug→ Aumentado, substitui o (#5).
Alt→ alterar com combinações de b5, #5, b9 e #9.
As cifras no Jazz – Existem pequenas diferenças no sistema adotado pelo jazz americano e em parte pelos europeus onde alguns intervalos são subentendidos no contexto do acorde.
- Um acorde 9 possui 7 e 9.
- Um acorde 11 possui 7, 9 e 11.
- Um acorde 13 possui 7, 9, 11 e 13
Ou seja, todos os intervalos em saltos de terça até o indicado. Quando querem apenas adicionar um intervalo usam o símbolo add. Por exemplo: Cadd9 é uma tríade de C + nona.
Cadd9→ C + 9
C9→ C + 7 e 9
Cadd11→ C + 11
C11→ C + 7, 9 e 11
Cadd13→ C + 13
C13→ C +, 7, 9, 11 e 13
As tensões também são bem comuns no estilo, então raramente um acorde será somente uma tríade, normalmente tem sétima mais alguma tensão, mesmo que não tenha sido escrita. Alguns exemplos:
C→ toca-se C7M(9)
Cm→ toca-se Cm7(9)
C7→ toca-se C7(b5#9) ou qualquer outra alteração compatível com a melodia.
Outras abreviações também são bastante utilizadas:
Sétima maior→ maj→ Exemplo: Cmaj (C E G B) ou Cmaj9 (C E G B D)
Suspensão com sétima, segunda e quarta→ sus→ Exemplo: Csus (C D F Bb)
E o uso de enarmonias nas tensões do acorde alterado:
b5→#4 ou #11 | #5→b13
Exemplos: C7(b9#11) | C7(b9b13)
Observe na tabela abaixo os acordes mais comuns no Jazz:
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