Escalas Menores
Home › Fóruns › Teoria Musical › Escalas Menores
Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por  Slash 11 anos atrás.
- 
		AutorPosts
- 
		
			
				
outubro 4, 2014 às 3:20 pm #2195Boa tarde Denis tudo bem? Existe 3 tipos de escalas Menores. Gostava de saber como usar os difrentes tipos de escala melodicamente. 
 Ainda nao entendi muito bem como e quando usar a escala menor Harmonica e melodica, Ouvi que só se usa ascendentemente e fiquei confuso. Se poder esclarecer fico lhe muito grato!!outubro 8, 2014 às 2:37 pm #2198Olá Slash! A aplicação da escala menor melódica na forma ascendente (e não descendente) é uma característica da música clássica e não se aplica na música popular. Usamos a escala com as mesmas alterações, independente se a melodia estiver subindo ou descendo. Existem inúmeras formas de aplicar as escalas, mas a maneira mais simples é pensar por acorde. Siga o raciocínio… 
 1 – Uma escala possui um campo harmônico e dentro desse campo harmônico temos vários acordes. Por exemplo: Escala de A menor harmônica: A B C D E F G# Acordes de tríade gerados pela escala: Am Bm(b5) C(#5) Dm E F G#m(b5) Acordes de tétrade gerados pela escala: Am7M Bm7(b5) C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#o Observe na tabela abaixo o campo harmônico de A menor harmônico (clique para ampliar):  2 – Se uma escala gera um acorde, sobre esse acorde podemos aplicar a escala. Exemplo: Sobre o acorde de Dm7 podemos usar a escala de A menor harmônica. 
 3 – A sensação modal provocada pela escala sobre o acorde pode ser conferida nas tabelas de campo harmônico aqui no site. A escala de A menor harmônica sobre Dm7 gera o modo D Dórico #4. 
 4 – Você pode ignorar o tom ou modo da música e pensar por acorde. Exemplo: Cadência: C | Dm7 | G7 | C Essa cadência está no tom de C maior, então é possível usar a escala de C maior sobre todos os acordes. Mas sobre o acorde de Dm7 podemos usar a escala de A menor harmônica, pois o acorde também está nesse campo harmônico. 
 Para conferir as tabelas dos campos harmônicos clique aqui. 
 Existem cadências onde a aplicação das escalas menores é comum, dou alguns exemplos: 
 1 – Cadência 1: Am | G | F | E Use a escala de A menor natural sobre os acordes de Am, G e F. 
 Use a escala de A menor harmônica sobre o acorde de E.
 2 – Cadência 2: Blues. A7 | % | % | % || D7 | % | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7 Sobre o acorde de D7 use a escala de A menor melódica. 
 3 – Cadência 3: E | F Use sobre ambos os acordes a escala de A menor harmônica – chamamos essa sensação modal de Frígio Maior. 
 4 – Cadência 4: D | D Use sobre o acorde de D a escala de A menor melódica – chamamos essa sensação modal de Lídio b7 ou Mixolídio #4 – uma das escalas do Baião. 
 5 – Cadência 5: Dm7(9) | G7 | C7M | C7M Sobre os acordes de Dm7(9) e C7M use a escala de C maior. 
 Sobre o acorde de G7 use a escala de C menor harmônica ou melódica.outubro 8, 2014 às 10:25 pm #2204Muito bom obrigado por esclarecer amigo =) 
- 
		AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.
Powered by Facebook Comments