Denis Warren – Sugestões de Livros

Listo abaixo alguns dos livros que fizeram parte do meu processo de estudo musical e que de forma singular foram importantes para o meu desenvolvimento teórico e motor. Eles compreendem temas diversos como improvisação, teoria musical, harmonia tradicional e funcional, técnica e história da música entre outras coisas.

Tenho ainda todos esses livros e muitos outros que ainda não listei nessa página. Vou adicionando os livros aos poucos, incluindo também alguns novos pois continuo estudando e encontrando material.


The Guitar & Amp Sourcebook (Mike Abbott) – Esse livro poderia ser facilmente considerado uma enciclopédia de guitarras e amplificadores, desde os primeiros instrumentos até os dias atuais. Em evidência todas as marcas consagradas como Fender, Gibson, Gretsch, Marshall, Ibanez, Ovation entre muitas outras. Em quase 500 páginas, esse livro está repleto de fotografias, ilustrações e as descrições dos instrumentos que fizeram a nossa história.




Miles – The Autobiography (Miles Davis e Quincy Troupe) – O trompetista Miles Davis foi sem dúvida um dos grandes influentes da música contemporânea, indo do jazz, blues, pop até os limites do fusion. A inovação era sempre o principal elemento desse músico, que sempre inquieto nunca deixou de experimentar, mesmo nos últimos anos de vida. Nessa autobiografia o Miles Davis fala sobre vários aspectos da sua vida pessoal como a luta contra as drogas e sua relação com inúmeras mulheres, e sobre a sua vida profissional, sua interação com outros músicos e de que forma a música tomou conta da sua vida.




Flamenco Guitar (Ivor Mairants) – Esse livro fica na medida para aqueles que querem estudar a música espanhola desde os ritmos mais elementares. O autor separa cada uma das levadas ilustradas com partitura, tablatura e setas indicando a direção da articulação da mão direita. Também inclui elementos como os rasgueados, batidas com as palmas das mãos e dedilhados.




Suíte Popular Brasileira (Villa Lobos) – Uma obra prima do compositor que transparece através das 5 peças dessa suíte toda a sua brasilidade no violão junto com as influências marcantes do seu estudo clássico. Uma Mazurka, um Schottish, Valsa e Gavota, todas no formato de choro, e para concluir um chorinho.




5 Prelúdios (Villa Lobos) – Os prelúdios de Villa Lobos são sem dúvida uma obra prima escrita para violão, cada qual com a sua característica marcante.  Uma verdadeira amostra da fusão criativa que foi o compositor que mistura a linguagem brasileira em trechos com melodias nordestinas e choro, com música espanhola e barroco, tudo numa roupagem imersa no contemporâneo.




12 Estudos para Violão (Villa Lobos) – O livro normalmente recebe o título de “Douze Études Pour Guitare” e compila numa única publicação as partituras das 12 peças escritas por Villa Lobos para o estudo técnico do violão. Cada uma com um objetivo diferente, seja aprimorar a técnica da mão direita, arpejos ou ligados. São músicas que requerem uma boa desenvoltura no instrumento e que também podem ser estudadas na guitarra.




1001 Jazz Licks (Jack Shneidman) – O livro ilustra com inúmeros licks como tocar e improvisar sobre 12 das cadências mais tradicionais do jazz. É ideal pra quem quer aumentar o vocabulário e compreender melhor a linguagem jazzística.




1001 Blues Licks (Toby Wine) – Esse livro agrupa 1001 idéias melódicas para blues em 12 compassos passando por vertentes como o Delta Blues, Country, Chicago Blues, Texas, Memphis, Rock e Funk Blues entre outros. Cada lick é separado de acordo com a posição que deverá ser empregado dentro da cadência do Blues, seja nos primeiros 4 compassos, nos compassos do meio ou nos últimos 4 compassos, no turnaround.




Bateria e Contrabaixo na Música Popular Brasileira (Gilberto de Syllos e Ramon Montanhaur) – O foco principal desse livro é a relação entre a bateria e o baixo nos arranjos de música brasileira passando pelas principais linguagens como o samba, frêvo, maracatu, baião e forró. Com um texto muito bem elaborado e ilustrado com inúmeros exemplos em audio ajuda a compreender o papel da guitarra e a sua interação com os outros instrumentos na música popular brasileira.



Arranjo – Método Prático (Ian Guest) – O método vem em 3 livros acompanhados de cds e é uma das publicações brasileiras mais conhecidas sobre o assunto. Começa trabalhando com as ferramentas do arranjo musical como as escalas, acordes e o ciclo das quintas, depois sobre a forma, instrumentação, harmonias em bloco, acordes de quarta e reharmonizações.



Harmonia – Método Prático (Ian Guest) – Uma alternativa interessante para quem quer aprender harmonia. O livro descorre desde o elementar como as notas musicais, alterações, intervalos, formação de acordes, campo harmônico indo até a explicação das cadências da harmonia funcional. Vem em 2 volumes acompanhados de dois cds com exemplos em audio e uma série de exercícios para a consolidação dos assuntos.



Calendário do Som (Hermeto Pascoal) – Um dos compositores brasileiros mais produtivos, o Hermeto respira música e compõe da mesma forma. Espontâneo, solto, criativo e com muita brasilidade. Esse livro é uma coleção com 366 peças escritas por ele para cada dia do ano. Todas foram publicadas usando a fotografia da partitura original, mantendo assim a escrita e as pequenas anotações do Hermeto, como o dia em que a música foi composta e o local.

As melodias são harmonizadas mas não existe uma regra escrita para a forma com que cada música deverá ser executada. Isso foi permitido para que o interprete pudesse imprimir a sua identidade e fazer parte do processo criativo da arte de fazer som.




Eric Clapton: The Autobiography (Eric Clapton) – Sem dúvida um dos maiores guitarristas do mundo e uma das minhas grandes referências na guitarra. Nessa autobiografia ele conta toda a sua trajetória dentro da música, desde a sua paixão pelas gravações em disco de vinil, sua primeira guitarra, seus anos com os Yardbirds e Cream, sua carreira solo, paixões, problemas com substâncias ilícitas e a volta por cima.

Geralmente quando eu leio uma biografia costumo escutar e ver os momentos descritos no texto, como assistir um show ou apreciar um disco na íntegra. Pra esse livro existe uma versão que já vem com 2 cds contendo uma síntese da carreira do guitarrista.




Ultimate Play-Along for Guitar (Mike Stern) – Mais do que um método de estudo esse livro conta com 7 composições inéditas do Mike Stern em estilos diferentes como jazz, rock, blues e mesmo reggae. Todas as músicas acompanham partitura e tablatura e ou audios completos com banda e backing tracks. Uma excelente alternativa para aqueles que querem aprender um pouco mais de fusion, já que esse livro representa justamente isso, tudo explicado de forma minuciosa.




The Book of Orange (Cliff Cooper) – A marca inglesa de amplificadores Orange lançou esse livro que na realidade são dois livros colados um no outro. Ambos possuem capa, uma em cada lado do livro. Você lê um lado, quando chegar na metade deverá virar o livro para ler o outro lado.

O primeiro conta a história da marca e os anos desenvolvendo amplificadores, como conseguiram inserção no mercado e como foram elaborando os projetos para melhor atender a demanda dos guitarristas. Nessa parte cada modelo de amplificador e caixa é explicado de forma detalhada com muitas ilustrações e fotografias.

O segundo livro traz a história da Orange e todas as áreas de atuação musical, como o desenvolvimento de um selo de gravação, entre outras coisas. Pra aqueles que gostam dos amplificadores valvulados Orange é uma sugestão interessante.




The Beatles Complete Scores (Hal Leonard) – Uma das bandas mais influentes de todos os tempos com um acervo de composições gigantesco, mesmo atuando por poucos anos. Esse livro é uma verdadeira preciosidade pois agrupa todas as músicas da banda com todos os instrumentos transcritos em partitura, e no caso da guitarra e baixo ainda inclui uma tablatura.

É uma oportunidade única para poder estudar arranjo e entender o processo de composição desse quarteto que conseguiu através da simplicidade temas muito ricos e duradouros.




Manual Prático de Acústica (Sólon do Valle) – Todos os conceitos básicos de acústica e estúdio e mesmo alguns conceitos mais elaborados estão neste livro. Num texto direto e claro o Sólon do Valle aborda temas como a difusão sonora, tratamento acústico, isolamento acústico entregando ferramentas que fazem uma grande diferença na forma como que o músico interage com o ambiente musical.




Microfones (Sólon do Valle) – Outro livro excelente do Sólon do Valle, um verdadeiro manual ilustrando os tipos de microfone, o seu funcionamento e a aplicação para a gravação em estúdio e execução ao vivo. É fundamental para o guitarrista saber como a sua guitarra deverá ser microfonada e esse livro fornece toda a informação necessária para conseguir “pensar” em microfone.




Teoria da Música (Bohumil Med) – Um dos livros mais completos sobre teoria musical, desde a formação de escalas e acordes até a leitura e escrita de partitura. Cada tema é explicado lentamente com vários exemplos e exercícios. Pode ser usado para aprender a teoria desde o início ou como referência para aqueles que já dominam o assunto.


Harmonielehre (Arnold Schoenberg) – Na tradução para o português o livro foi chamado de “Harmonia”. Considero esse livro a Bíblia da Harmonia Tradicional, uma das publicações mais completas e importantes sobre o assunto. O compositor Arnold Schoenberg trabalha os conceitos dos encadeamentos harmônicos desde a condução das vozes até as modulações e cadências modais. É um livro extenso mas fornece material para uma longa jornada no estudo musical.


Harmonia e Improvisação Volumes 1 e 2 (Almir Chediak) – Um dos principais escritores e o maior nome do registro musical brasileiro. Esses dois livros trazem os principais pontos da teoria musical e boa parte das regras da harmonia funcional. A coisa mais bacana desse livro é a grande quantidade de músicas brasileiras analisadas pelo Almir Chediak com as devidas referências aos tipos de cadências harmônicas.


Dicionário de Acordes Cifrados (Almir Chediak) – Traz a formação de todos os tipos de acordes, das tríades e tétrades aos acordes com alteração, baixo trocado e suspensos. Também indica todo o tipo de simbologia empregada na escrita das cifras e o posicionamento desses acordes no braço do violão, com vários formatos.


The Real Book (Volumes 1-5) – Uma das maiores coleções de temas standards de jazz incluindo compositores como Miles Davis, John Coltrane, Charlie Parker, Frank Zappa, Tom Jobim e muitos outros. É o livro que une os músicos de jazz do mundo, que propõe os temas mais populares e que fornece as músicas mais usadas nas jams sessions.


The New Real Book (Volumes 1-3) – Continuação da série “The Real Book” com mais 3 livros e inúmeros standards de jazz.


Just Jazz Real Book C Edition (Fakebook) – Muitas outras editoras lançaram suas versões do Real Book chamadas de Fakebook, como esse publicado pela Warner que traz vários temas novos não inclusos na versão clássica. O interessante dessa publicação é que ela fornece trechos com harmonias alternativas ou sugestões para a substituição de acordes.


Latin Real Book – Da mesma série dos livros “The Real Book” esse livro coleciona os standards mais populares da música latina.


The Real Little Classical Fake Book (Hal Leonard) – Segue a mesma idéia dos livros da série “Real Book” mas com uma coleção de temas clássicos, entre eles compositores como Johann Sebastian Bach, Mozart, Chopin, Brahms, Handel, Mendelssohn e Paganini. Todas as melodias escritas em partitura com cifras.



Série de Livros do Jamey Aebersold – É uma das publicações mais extensas sobre jazz e blues com pequenas dicas sobre acordes, escalas e improvisação. Cada volume tem um tema definido como Blues, Standards, Miles Davis, Bossas, Progressões II-V7-I, trazendo um conjunto de músicas (partitura para instrumentos em C, Bb e Eb) e a sugestões de escalas para improvisar.


Handbook of Chord Substitutions (Andy Laverne) – Um livro simples com as principais substituições harmônicas explicadas com vários exemplos. Uma boa sugestão para aqueles que querem começar a entender as regras de reharmonização na música popular.


Creative Chord Substitution for Jazz Guitar (Eddie Arkin) – Esse livro propõe uma séria de substituições para as cadências mais comuns da música popular. Explica cada assunto de forma minuciosa sugerindo abordagens diferentes que levam estilos como o blues e o rock para outras dimensões.


O Melhor de Pixinguinha (Vitale) – Coleção de partituras com as músicas do Pixinguinha trazendo as melodias e os acordes de cada um dos clássicos do compositor.


O Melhor do Choro Brasileiro Volumes 1-3 (Vitale) – Da mesma série do livro do Pixinguinha esses 3 volumes trazem boa parte dos choros populares incluindo grandes compositores como Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth, Waldir Azevedo, Zequinha de Abreu, Pixinguinha, entre outros. É uma coleção muito bacana para aqueles que querem estudar choro.


Songbooks (Almir Chediak) – Essa coleção reune os principais compositores da música popular brasileira como Tom Jobim, Chico Buarque, Noel Rosa, Vinícius de Moraes, Djavan, Caetano Veloso, e muitos outros. Cada série traz a maioria do trabalho de cada músico transposto para violão pelo Almir Chediak. Muitas dessas transposições foram feitas em parceria com o compositor como no caso do Tom Jobim que ia tocando os temas no piano enquanto o Almir ia escolhendo os melhores acordes no violão.


A Arte da Improvisação (Nelson Faria) – Esse livro faz uma abordagem completa em como improvisar em cima de cadências harmônicas utilizando as principais escalas como a diatônica, menores harmônica e melódica e diminuta ilustrando com várias frases na guitarra. O livro vem acompanhado de um cd com backing tracks para estudar cada sessão.


Acordes, Arpejos e Escalas (Nelson Faria) – Um bom livro de referência com os desenhos dos acordes, arpejos e escalas na guitarra. Traz um pouco de aplicação e tabelas com a relação entre os arpejos e os acordes.


Iniciação ao Violão (Henrique Pinto) – Para aqueles que querem começar a tocar com técnica de violão clássico usando a articulação da mão direita e a lógica clássica para a montagem dos arranjos, tudo associado ao aprendizado gradual da leitura de partitura esse livro é uma referência popular. Todas as peças do livro tem uma evolução gradual, tanto da técnica quanto da leitura.


Curso Progressivo de Violão (Henrique Pinto) – Esse livro é a continuação do livro “Iniciação ao Violão” com peças que vão gradualmente aumentando a dificuldade, propondo assim um repertório de estudo para os primeiros anos de violão clássico.




Se você curtiu essa aula deixe um comentário abaixo e compartilhe na sua linha do tempo do Facebook. Qualquer dúvida acesse o FORUM aqui no site.


Regras para o Compartilhamento das Aulas do Site


Powered by Facebook Comments