Denis Warren – Pentatônica m7

Olá pessoal, nessa aula vamos falar sobre a pentatônica m7 (pentatônica menor com sétima menor), as notas que fazem parte da sua formação e como, através dos diferentes shapes, tocá-la ao longo do braço da guitarra. É interessante, pra tirar maior proveito dessa aula ter como pré-requesito o conhecimento da…

…distância em tons entre as notas musicais.

…notas no braço da guitarra.

…letra correspondente para cada nota musical em cifra.


 


Terminologia: Pentatônica vem da junção de 2 palavras, penta que quer dizer cinco e tônica, sinônimo de nota musical (tons). É uma escala de 5 notas, a mais antiga da nossa música, tendo sua origem na Grécia de Pitágoras. Obedece a seguinte distância em tons dada pela formula abaixo:

Então, para descobrir as notas que fazem parte da pentatônica basta determinar a primeira nota, que chamamos de tônica, e seguir a formula.


Exemplo 1: Quais notas fazem parte da pentatônica de Lá?

Como a primeira nota é Lá, vamos chamar a pentatônica de Lám7 (ou Am7), pois m7 designa o tipo de pentatônica que estamos aprendendo. Para achar as demais notas vamos nos mover de acordo com o quadro acima.

Nota + 1 ½ tom = Nota , que será a segunda nota da pentatônica de Am7.

Nota Dó + 1 tom = Nota , que será a terceira nota da pentatônica de Am7.

Nota Ré + 1 tom = Nota Mi, que será a quarta nota da pentatônica de Am7.

Nota Mi + 1 ½ tom = Nota Sol, que será a quinta nota da pentatônica de Am7.

As notas que fazem parte da pentatônica de Am7 são – A C D E G.


Exemplo 2: Quais notas fazem parte da pentatônica de Fá#?

Como a primeira nota é Fá#, vamos chamar a pentatônica de Fá#m7 (ou F#m7). Para achar as demais notas vamos nos mover de acordo com o quadro acima.

Nota Fá# + 1 ½ tom = Nota , que será a segunda nota da pentatônica de F#m7.

Nota Lá + 1 tom = Nota Si, que será a terceira nota da pentatônica de F#m7.

Nota Si + 1 tom = Nota Dó#, que será a quarta nota da pentatônica de F#m7.

Nota Dó# + 1 ½ tom = Nota Mi, que será a quinta nota da pentatônica de F#m7.

As notas que fazem parte da pentatônica de F#m7 são – F# A B C# E.


No quadro abaixo você encontra as notas que fazem parte de cada pentatônica m7 possível:

Colocando as notas da pentatônica no braço da guitarra

Para tocar uma pentatônica basta posicionar as notas que fazem parte da sua formação ao longo do braço da guitarra.


Exemplo 1: Pentatônica de Am7 que possui as notas A C D E G.

Observe o desenho abaixo com o nome das notas no braço da guitarra:

Agora o braço da guitarra apenas com as notas da pentatônica de Am7:

Se você tocar apenas as notas descritas acima, estará tocando a pentatônica de Am7, independente da forma que estiver executando…

…poderá tocá-las em qualquer ordem.

…poderá tocá-las juntas.

…fazer slide, ligado, tapping ou bend de uma nota para a outra.

 


Desenhos da pentatônica m7

Uma forma conveniente de tocar a pentatônica é decorar alguns desenhos, também chamados de shape da escala, fáceis de transpor para outras tonalidades de música. Todo desenho tem um objetivo que pode ser:

1 – Usar um número fixo de notas por corda, sendo 2 ou 3 os mais comuns.

2 – Ser simétrico compreendido dentro de 1 oitava, sendo 1 X 3, 3 X 1, 2 X 3 e 3 X 2 os mais comuns.

3 – Omitindo uma nota da escala.

4 – Acrescentando uma nota de passagem cromática


Padrão 2 X 2

É o formato mais comum para a pentatônica m7, possui 5 desenhos, cada um começando numa das 5 notas da escala, com 2 notas por corda.

No desenho abaixo os 5 shapes da pentatônica m7 escritos em tablatura, abrangendo todo o comprimento do braço da guitarra:

Na tabela abaixo você encontra para cada tipo de pentatônica m7 a casa onde será tocado cada um dos shapes:


Blue Note – É uma nota acrescentada a pentatônica com o objetivo de criar uma atmosfera diferente pro fraseado. A etimologia da palavra Blue quer dizer triste, melancólico, tenso, então a blue note refere-se a essa nota de tensão. Ela fica localizada 3 tons acima da tônica, ou entre a terceira e quarta notas da pentatônica.


Exemplo: Na pentatônica de Am7 a blue note será…

Nota Lá + 3 tons = Ré# (ou Mib)

Ou entre a terceira (Nota Ré) e quarta (Nota Mi) notas da pentatônica = Ré# (ou Mib).

Observe na tabela abaixo a blue note correspondente para cada pentatônica m7:

É possível acrescentar a blue note nos desenhos da pentatônica, observe abaixo:

Padrão 3 X 3

Interessante nesse padrão é a repetição de uma das notas da pentatônica criando, mesmo se executado de forma linear, um efeito de deslocamento rítmico. É comum licks construídos usando 2 cordas apenas com ligados, ou mesmo usando tapping na nota da ponta.

O desenho acima é o Shape 1, começando na primeira nota da pentatônica. Pode-se usar o mesmo padrão começando nas outras notas da escala. Essa é a regra, todos os padrões possuem 5 shapes pois a pentatônica tem 5 notas, cada shape começa em uma das notas da pentatônica.


Padrão 2 X 3 e Padrão 3 X 2

É um padrão simétrico fácil de ser memorizado pois se repete a cada 2 cordas, apenas mudando de oitava. De forma geral os padrões simétricos são diagonais e excelentes para a troca de região do braço da guitarra durante a improvisação.


Padrão 2 X 4 e Padrão 4 X 2

Usa as 5 notas da pentatônica mais a Blue Note. A forma mais simples de executar esse tipo de padrão, o qual requer bastante abertura da mão esquerda, é dividir o shape em pequenos pedaços e deslocar a mão de forma horizontal no braço da guitarra.

Experimente diferentes dedilhados:

Padrão 2 X 4 – 1 2 1 2 3 4        1 3 1 2 3 4        1 3 1 1 2 3        2 2 1 2 3 4

Padrão 4 X 2 – 1 2 4 4 1 2        1 3 1 3 1 2        1 1 3 4 1 2        1 2 4 4 2 3


Padrão 3 X 1 e Padrão 1 X 3

Permite velocidade para a execução linear quando palhetado com sweep. Requer bastante abertura da mão esquerda, que deverá estar relaxada, quando possível.


Padrão 3 X 3 com Blue Note

Usa o conforto do número fixo de notas por corda e permite um bom desempenho ao longo do braço. É bastante comum a repetição (circular) dos padrões em cada corda.

Padrão 1 X 5 e Padrão 5 X 1

Exige o controle da palhetada alternada já que usa 5 notas em uma corda. O desafio nesse tipo de padrão é encontrar um bom dedilhado que permita um desempenho satisfatório. Tem uma abrangência diagonal e bastante abertura, por isso se popularizou dentro dos licks com tapping.

Experimente diferentes dedilhados:

Padrão 1 X 5 – 2 1 2 3 4 4        3 1 3 1 2 4        3 1 3 4 1 4        3 1 2 3 4 T

Padrão 5 X 1 – 1 1 2 3 4 2        1 4 1 2 3 2        1 4 T T T 4       1 3 4 T T T


Pentatônica m7 X escala maior (diatônica) e sua relativa menor

Toda escala maior (ou diatônica), possui uma escala relativa menor, ou seja, um escala menor que possui as mesmas notas. Essa relativa fica 1 ½ tom abaixo da escala maior.


Exemplo 1: Dó maior possui as notas C D E F G A B.

Nota Dó menos 1 ½ tom = Nota Lá, que é a relativa, que terá as notas A B C D E F G.

Outra forma de achar a relativa é saber as notas da escala maior e reescrevê-la a partir da sexta nota.

Ex: Dó maior possui as notas C D E F G A B, a sexta nota é Lá.

Então a relativa de Dó maior será Lá menor com as notas A B C D E F G.


Pra entender melhor vou dar um exemplo com outra escala maior…


Exemplo 2: Mi maior possui as notas E F# G# A B C# D#.

Nota Mi menos 1 ½ tom = Nota Dó#, que é a relativa, que terá as notas C# D# E F# G# A B.

Ou…

Ex: Mi maior possui as notas E F# G# A B C# D#, a sexta nota é Dó#.

Então a relativa de Mi maior será Dó# menor com as notas C# D# E F# G# A B.

Abaixo o quadro das relativas:

Outra forma de achar as notas que fazem parte de uma pentatônica m7 é modificar a escala relativa menor, tirando a segunda e a sexta nota.


Exemplo 1: Quais notas fazem parte da pentatônica de Am7?

Pegue a escala menor relativa que tenha a mesma Tônica (nome), ou seja, Am.

Am possui as notas A B C D E F G.

Tire a segunda e sexta notas (B e F), sobrarão 5 notas que fazem parte da pentatônica de Am7 (A C D E G).


Exemplo 2: Quais notas fazem parte da pentatônica de Fm7?

Pegue a escala menor relativa que tenha a mesma Tônica, ou seja, Fm.

Fm possui as notas F G Ab Bb C Db Eb.

Tire a segunda e sexta notas (G e Db), sobrarão 5 notas que fazem parte da pentatônica de Fm7 (F Ab Bb C Eb).


Aplicação da Pentatônica m7


1 – Música em tom menor – Use a pentatônica na tônica da música.

Exemplo: Se o tom da música for Lá menor, use a pentatônica m7 em Lá (Am7).

2 – Música em tom maior – Use a pentatônica na relativa menor.

Exemplo: Se o tom da música for Dó maior, a relativa será Lá menor, use a penta de Am7.

3 – Blues maior – O Blues e outros estilos derivados podem fugir das regras e é possível usar a pentatônica na tônica da música.

Exemplo: Blues em A maior, use a pentatônica de Am7.

4 – Blues menor – Use a pentatônica na tônica da música.

Exemplo: Blues em A menor, use a pentatônica m7 em A (Am7).


De forma geral no Blues você pode tocar a pentatônica na tônica do acorde, quando esse for do tipo T7 ou Tm7. Muda o acorde, mude a pentatônica.

Exemplo: Blues em A, cadência de 12 compassos.


A7 | % | % | % | D7 | % | A7 | % | E7 | D7 | A7 | E7


Acorde de A7 – Penta de Am7

Acorde de D7 – Penta de Dm7

Acorde de E7 – Penta de Em7


Na tabela abaixo você encontra o resumo das aplicações da pentatônica m7:

Relação entre Pentatônica m7 e Pentatônica Maior

Da mesma forma que uma escala maior tem a sua relativa menor e vice-versa, as pentatônicas podem usar essa mesma lógica.

Dó maior (C D E F G A B) tem as mesmas notas de Lá menor (A B C D E F G), são relativas.

Então existe uma pentatônica chamada de Maior, que tem as mesmas notas da pentatônica m7.

Penta de Am7 (A C D E G) tem as mesmas notas da Penta de C (C D E G A).

Outra forma de achar as notas que fazem parte de uma pentatônica maior é modificar a escala maior, tirando a quarta e a sétima nota.


Exemplo 1: Quais notas fazem parte da pentatônica de C?

Pegue a escala maior que tenha a mesma Tônica (nome), ou seja, C.

C possui as notas C D E F G A B.

Tire a quarta e sétima notas (F e B), sobrarão 5 notas que fazem parte da pentatônica de C (C D E G A).

Os shapes vão ser os mesmos pois as notas são idênticas, o que muda é a numeração de cada shape.

Observe abaixo os desenhos da Pentatônica de C com a Blue Note:

Na prática não existe diferença entre as 2 pentatônicas, opte por usar uma delas. A denominação m7 é a mais comum, a qual eu recomendo. Agora se preferir o termo pentatônica maior use a tabela abaixo para aplicá-la de forma correta:

Padrões com notas omitidas

Nem todos os padrões precisam ser completos contendo todas as notas da pentatônica. Você pode usar shapes que omitam uma das notas da escala criando uma sonoridade alternativa na aplicação da penta. Muitos desses shapes vão ser simétricos, o que facilita a execução, visualização no braço da guitarra e memorização. Confira abaixo alguns desses padrões:

Padrões com notas acrescentadas

Ao mesmo tempo em que se omite alguma nota da pentatônica é possível acrescentar uma nota cromática (de passagem), facilitando a execução de algumas passagens e criando uma sonoridade diferente. Observe alguns exemplos abaixo:

Abaixo uma tabela com o resumo da aplicação da pentatônica m7 e a relação dela com as tonalidades maiores e menores:

Para entender a tabela…

Exemplo: Aplicação da pentatônica de Am7 (A C D E G)

É possível usar a penta de Am7 quando os tons forem C maior, A menor ou Blues em A maior, Blues em C maior e Blues em A menor.

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Para outros shapes de pentatônica m7 clique aqui


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