Denis Warren – Deslocando Acordes no Braço da Guitarra
Olá pessoal, nessa aula vamos entender como deslocar os acordes para outras posições no braço da guitarra fazendo apenas pequenas alterações no seu shape.
Princípio: Primeiro temos que entender como funciona a afinação das cordas da guitarra. Observe abaixo…
- Sexta corda para a quinta corda→ A sexta corda solta é a nota Mi e a quinta corda solta é a nota Lá. A distância em tons da nota Mi até a nota Lá é de 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
- Quinta corda para a quarta corda→ Nota Lá para a nota Ré→ 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
- Quarta corda para a terceira corda→ Nota Ré para a nota Sol→ 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
- Terceira corda para a segunda corda→ Nota Sol para a nota Si→ 2 tons, intervalo de terça maior.
- Segunda corda para a primeira corda→ Nota Si para a nota Mi→ 2 ½ tons, intervalo de quarta justa.
Observe que a relação de distância entre as cordas é sempre a mesma, 2 ½ tons ou um intervalo de quarta justa, com excessão da terceira corda para a segunda onde a distância é menor, 2 tons ou um intervalo de terça maior. Isso se dá pois a afinação da segunda corda é mais grave, ½ tom abaixo. Mas depois a relação de intervalos de quarta se mantém pois a distância entre a segunda corda e a primeira é de 2 ½ tons.
Como a maioria das distâncias é de quarta justa dizemos que a afinação da guitarra é em quartas. A alteração da afinação da segunda corda foi introduzida como forma de facilitar a montagem dos acordes com quinta, já que dessa forma o intervalo entre a sexta corda e a segunda fica uma quinta justa (de Mi para Si) e a primeira corda será a mesma nota da sexta (mi e mi duas oitavas acima).
Temos então uma regra na guitarra que diz que “Sempre devemos compensar a afinação da segunda corda tocando uma casa pra cima” (ou uma casa a mais).
Deslocando os acordes: Podemos mover o shape de um acorde para as cordas de baixo ou vice-versa obtendo dessa maneira um jeito diferente de tocá-lo. Observe abaixo…
Acorde do tipo T (maior):
- Fomato do tipo T (Maior) feito nas 6 cordas com a tônica na sexta corda.
- Trazendo o acorde para a quinta corda→ Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quinta corda.
- Como devemos compensar a segunda corda (lembrando da regra: “Sempre devemos compensar a afinação da segunda corda tocando uma casa pra cima”) mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo T (Maior).
- Trazendo o acorde para a quarta corda→ Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quarta corda.
- Como devemos compensar a segunda corda mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo T (Maior).
Teremos sempre o mesmo tipo de acorde (T = Maior) com tônicas diferentes, pois mudamos de corda, observe:
Para obter a mesma tônica mova o acorde da seguinte maneira:
- Quando for da sexta corda para a quinta em direção as casas agudas, mova o acorde mais 7 casas.
- Quando for da sexta corda para a quinta em direção as casas graves, mova o acorde menos 5 casas.
- Quando for da quinta corda para a quarta em direção as casas agudas, mova o acorde mais 7 casas.
- Quando for da quinta corda para a quarta em direção as casas graves, mova o acorde menos 5 casas.
Observe abaixo as 3 posições do acorde de G:
Outros exemplos: vamos deslocar outros tipos de acorde…
Acorde do tipo Tm (menor):
- Fomato do tipo Tm (Menor) feito nas 6 cordas com a tônica na sexta corda.
- Trazendo o acorde para a quinta corda→ Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quinta corda.
- Como devemos compensar a segunda corda, mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo Tm (Menor).
- Trazendo o acorde para a quarta corda→ Traga o mesmo formato para as cordas de baixo, a tônica mudará para a quarta corda.
- Como devemos compensar a segunda corda mova a nota da segunda corda uma casa a mais. Chegamos assim novamente no formato do acorde do tipo Tm (Menor).
Para obter a mesma tônica basta mover o acorde 7 casas quando se deslocar em direção as casas agudas ou mover o acorde 5 casas quando se deslocar em direção as casas graves.
Acorde do tipo T7M (maior com sétima maior):
Acorde do tipo Tm7 (menor com sétima menor):
Acorde do tipo T7 (maior com sétima menor):
Acorde do tipo Tm7M (menor com sétima maior):
Acorde do tipo Tm7(b5) (menor com sétima menor e quinta diminuta):
Acorde do tipo To (diminuto):
Acorde do tipo T7(13) (maior com sétima menor e décima terceira maior):
Invertendo o processo: Para trazer um acorde da quarta corda para a quinta corda (ou da quinta para a sexta) basta inverter o processo. Primeiro reduza a nota que estiver na segunda corda uma casa, depois traga o acorde inteiro para as cordas de cima, observe…
Escalas: Use a mesma lógica, lembrando que devemos compensar a segunda corda em 1 casa. Depois da segunda corda, como a distância para a primeira corda volta a ser uma quarta justa (2 ½ tons) não existe deslocamento horizontal. Por exemplo:
Tocando um padrão 1 2 3 mantendo a relação intervalar a cada mudança de corda…
Deslocando a Pentatônica m7:
A – Desenho 1 da Pentatônica m7 com tônica em Fá#.
B – Como vamos mover o desenho temos que baixar ½ tom (ou 1 casa) as notas que estão na segunda corda e tudo depois dela, ou seja, as notas da primeira corda. A razão disso é que a segunda corda é afinada ½ tom abaixo, então quando colocarmos essas notas numa outra corda, onde a afinação é a convencional, temos que compensar o desenho.
C – Agora basta seguir a mesma sequência do desenho 1 começando da nota Fá# da quinta corda. Lembre que tudo que é montado na segunda corda deverá ser deslocado ½ tom acima. A sexta corda terá as mesmas notas da primeira corda.
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