Acorde de emprestimo modal
Este tópico contém resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Denis Warren 10 anos, 2 mes atrás.
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setembro 8, 2014 às 4:46 pm #1726
Boas!!
Antes de mais quero agradecer ao Denis Warren tenho aprendido muito com as aulas!!Já estudei bastante campo harmonico maior os acordes formados mas ainda continuo sem entender muitas musicas pois algumas delas usam o acorde de emprestimo modal e gostaria de esclarecer melhor esse assunto.
Eu tou com uma duvida ainda nao entendi bem o que é o acorde de emprestimo modal já pesquisei bastante mas ainda nao tou esclarecido
Eu sei que é buscar a outra escala com o mesmo nome por exemplo tom de C maior/jonio ir buscar a C menor/eolio ou outros modos um acorde.
Mas não entendo se podemos fazer isso livremente que vai soar sempre bem ou se é só um determinado tipo de acordes.Por exemplo na musica do angra Lullaby for lucifer a musica encontra-se no tom de Am
Intro: Am Dm9/A Am Dm9/A
Am Dm9/A F7M/A E7(9-)/G#Fonte: Cifra club
No tom de Am temos as notas naturais na escala C D E F G A B
O ultimo acorde da introdução é E7(9-)/G# usa a nota G# , Vem da escala de A menor harmonica.
Isto é exemplo de acorde de emrestimo modal certo?setembro 8, 2014 às 5:29 pm #1728Olá Slash!
Existem vários tipos de acordes de empréstimo modal vindos de campos variados com funções variadas. Os mais comuns são aqueles que vem da homônima menor usados no tom maior, ou vice-versa. Vou explicar…
Homônima quer dizer mesmo nome. Então se o tom for Dó maior, a homônima menor será Dó menor. Observe o campo harmônico de Dó maior:
Tríades – C Dm Em F G Am Bm(b5)
Tétrades – C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5)Quando criamos uma música em Dó maior, utilizamos os acordes do campo harmônico ou qualquer variação desses acordes como os formatos suspensos com segunda ou quarta, acordes de baixo trocado ou com notas de tensão (9, 11 e 13). Observe por exemplo a cadência abaixo usando esses acordes:
C7M | G7(13) | F7M | F7M
Agora observe o campo harmônico de Dó menor:
Tríades – Cm Dm(b5) Eb Fm Gm Ab Bb
Tétrades – Cm7 Dm7(b5) Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7Os acordes de empréstimo modal serão aqueles que possuem na formação a sexta menor da escala (nota Ab), ou seja, os acordes de Dm7(b5), Fm7, Ab7M ou Bb7. Eles podem ser usados no tom de C maior e desempenharão função de subdominantes.
Exemplo:
C7M | G7(13) | F7M | Fm7 (Acorde de empréstimo modal)
Existem ainda inúmeras outras categorias de empréstimo modal:
– Acordes de cadências modais: são sequências de acordes que estão em determinando modo grego, ou seja, que fazem parte do campo harmônico de um modo grego e possuem as suas notas características.
Jônico:
C | Dm ou Dm7
C | F ou F7M
C | G7
C | Bm7(b5)Dórico:
Cm | Bb7M
Cm | Dm ou Dm7
Cm | F ou F7
Cm | Am7(b5)Frígio:
Cm | Bbm ou Bbm7
Cm | Db ou Db7M
Cm | Eb7
Cm | Gm7(b5)Lídio:
C | G7M
C | Bm ou Bm7
C | D7 ou D/C
C | F#m7(b5)Mixolídio:
C | Bb ou Bb7M
C | Em7(b5)
C | Gm ou Gm7
C | C7Aeólio:
Cm | Fm ou Fm7
Cm | Gm7
Cm | Bb ou Bb7
Cm | Dm7(b5)Lócrio:
Cm(b5) | qualquer acorde do campo de Db maior
Para aplicar essas sequências de acorde basta que o primeiro acorde da cadência faça parte do tom da música, o segundo será o empréstimo modal.
Exemplo:
Tom – C maior
C7M(9) | Dm7 | G7(9) | C | Bm7
Observe a sequência C | Bm7 – o acorde de C faz parte do tom da música, mas o acorde de Bm7 foi emprestado, ele faz parte de C Lídio listado acima.
– Acordes com outras funções: são aqueles que exercem função de acordes tônicos ou dominantes que são usados como empréstimo mantendo a função.
Por exemplo, mudança da estrutura do acorde tônico…
O primeiro grau do campo harmônico de C maior é o acorde de C ou C7M.
O primeiro grau do campo harmônico de C menor natural é o acorde de Cm ou Cm7.
O primeiro grau do campo harmônico de C menor harmônico é o acorde de Cm7M.
O primeiro grau do campo harmônico de C menor melódico é o acorde de Cm6.Podemos então trocar esses acordes na cadência:
C7M | G7(13) | F7M(9) | G7(b9) | C7M(9)
fica…
C7M | G7(13) | F7M(9) | G7(b9) | Cm7(9)
SISTEMA TONAL
Tonalidade é um ciclo onde partimos de uma tônica, nos afastamos dela, chegamos a um ápice promovido pela tensão do trítono, que é resolvido no acorde tônico. Escute isso tocando a sequência abaixo:
C | F | G7 | C
O acorde de C é o ponto de partida, o acorde tônico. Passa sensação de repouso.
O acorde de F promove movimento, se afasta do repouso.
O acorde de G7 é o ápice da tensão, tem um intervalo de 3 tons na sua formação (trítono), que quer caminhar para o repouso.
O acorde final de C resolve essa tensão fechando o ciclo – chamamos isso de tonalidade.Essa sequência é um clichê e chamamos o movimento de I-IV-V7-I, pois usa o primeiro, quarto e quinto acordes do campo harmônico.
Agora observe o campo harmônico menor natural
Cm7 | Dm7(b5) | Eb7M | Fm7 | Gm7 | Ab7M | Bb7
Não existe um acorde de quinto grau com trítono – o Gm7 não possui trítono. Então não é possível ter um ciclo tonal como no campo maior. O que foi feito para contornar isso foi modificar o Gm7 para G7, que tem trítono, criando assim o campo harmônico menor harmônico. Podemos dizer que esse acorde de G7 foi pego emprestado do campo maior.
No caso da música do Angra é exatamente essa categoria de acorde, o quinto grau modificado do campo de Am. É considerado um empréstimo modal com função dominante. A teoria também usa um outro termo para definí-lo que é preparação V7-I.
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