Olá Slash!
Primeiro vamos dar uma olhada na estrutura do acorde diminuto, vou usar como exemplo o acorde de Co:
Co possui as notas C, Eb, Gb e Bbb (Bbb é enarmônico com A).
Calculando as distâncias entre as notas…
C até Eb – A distância é de 1 tom e meio.
Eb até Gb – A distância é de 1 tom e meio.
Gb até Bbb (A) – A distância é de 1 tom e meio.
Bbb (A) até C – A distância é de 1 tom e meio.
Observe que as distâncias são sempre as mesmas, 1 tom e meio. Chamamos esse tipo de acorde de simétrico onde qualquer uma de suas notas poderá ser considerada a tônica, ou a terça, ou a quinta, ou a sétima.
Por isso…
Co = Ebo = Gb = Bbbo (Ao)
O acorde diminuto pode ser usado de diversas formas, como passagem, como preparação, passagem cromática, etc…
As formas mais comuns são:
1 – Colocado entre 2 acordes que possuem o baixo separado por 1 tom de distância…
D7 | Em7
O primeiro acorde é o D7.
O segundo acorde é o Em7.
A distância entre o baixo D até o baixo E é de 1 tom. Então coloque o diminuto entre os 2 acordes:
D7 D#o | Em7
2 – Como substituto do acorde dominante…
O acorde diminuto pode ser considerado um acorde dominante do tipo T7(b9) sem o baixo, observe:
C7(b9) possui as notas C, E, G, Bb e Db. Tirando o baixo fica E, G, Bb e Db = Eo.
Então podemos usar o Eo no lugar do C7(b9).
Como Eo = Go = Bbo = Dbo, também podemos usar esses acordes no lugar do C7(b9).
Então observe a seguinte cadência…
Bbm7 | Gm7(b5) | C7(b9) | Fm7
Trocando o acorde de C7(b9) por um diminuto…
Bbm7 | Gm7(b5) | Eo | Fm7 ou…
Bbm7 | Gm7(b5) | Go | Fm7 ou…
Bbm7 | Gm7(b5) | Bbo | Fm7 ou…
Bbm7 | Gm7(b5) | Dbo | Fm7
Se tiveres tocando com banda fica melhor ainda, nem avise o baixista que vais trocar de acorde. O resultado fica…
Bbm7 | Gm7(b5) | Eo/C | Fm7 ou…
Bbm7 | Gm7(b5) | Go/C | Fm7 ou…
Bbm7 | Gm7(b5) | Bbo/C | Fm7 ou…
Bbm7 | Gm7(b5) | Dbo/C | Fm7
Powered by Facebook Comments