Como relaxar as mãos para tocar rapido?
Este tópico contém resposta, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Denis Warren 10 anos, 2 mes atrás.
-
AutorPosts
-
agosto 30, 2014 às 10:13 pm #1652
Ultimamente tem feito bastante exercícios de velocidade, desde cromatismos 1234 e suas variaveis e também alguns fraseados, meu problema é que minha mão esquerda que eu uso para prender as notas na escala consegue ficar totalmente relaxada, não façõ tensão nenhuma com ela para tocar, mas minha mão direita que uso para palhetar fica bem tensionada, não consigo tocar com um pouco mais de velocidade sem força-la. Existe algum exercicio ou técnica para relaxamento da mão e do braço?
agosto 30, 2014 às 10:43 pm #1653Taí uma dúvida bastante comum Mateus e um dos problemas mais chatos para resolver.
Na teoria parece fácil, basta se manter relaxado para conseguir aumentar a velocidade, mas na prática existem uma série de empecilhos que acabam agregando tensão e segurando o desempenho.
Para tocar com velocidade precisamos preservar alguns quesitos:
1 – Reduzir a movimentação, seja dos dedos da mão esquerda, ou da palheta na mão direita.
Quanto menor a distância percorrida pelos dedos, menor será o tempo da execução das notas e por consequência mais eficiente a articulação do fraseado. Os dedos da mão esquerda devem se afastar o suficiente para não encostar nas cordas, mas não devem ir além disso. A palheta deverá se afastar o suficiente para permitir uma vibração livre da corda, mas não deve ir além disso.
2 – Tocar com pouca força e tensão.
Use somente a quantidade de força necessária para a corda encostar nos trastes. Qualquer pressão além disso é desnecessária e pode inclusive desafinar a nota. Para palhetar basta atravessar a corda segurando a palheta de uma forma que ela não gire, ou que mude o ângulo de ataque. Use o peso da palheta para exercer a força.
3 – Sincronizar a mão esquerda com a palhetada da mão direita.
Tocar lento é fácil pois a sincronia entre as mãos não precisa ser perfeita. Quando aumentamos a velocidade o encontro entre as duas mãos precisa ser exata. Então pratique lento e vá subindo o andamento aos poucos, trabalhando gradualmente até atingir uma velocidade mais alta. Lembre de estudar lento de forma correta, ou seja, como se tocasse rápido em câmera lenta – mesma movimentação.
4 – Desenvolver a musculatura e os tendões para assumir a velocidade.
Vá acostumando a tua estrutura motora e aos poucos desenvolvendo a tua capacidade articulatória. O corpo precisa de tempo e espaço para desenvolver tal articulação.
5 – Desenvolver a coordenação.
Quando a cabeça não acompanha, os dedos saem de sincronia e toda a movimentação parece mais complicada. Vá trabalhando todos os tipos de combinação até que todas pareçam fáceis.
E se queres velocidade, procure superar os teus limites diariamente. Se esforce com energia e determinação, tente um pouco mais a cada etapa do estudo.
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.
Powered by Facebook Comments