Escalas Menores
Home › Fóruns › Teoria Musical › Escalas Menores
Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Slash 10 anos, 1 meses atrás.
-
AutorPosts
-
outubro 4, 2014 às 3:20 pm #2195
Boa tarde Denis tudo bem?
Existe 3 tipos de escalas Menores. Gostava de saber como usar os difrentes tipos de escala melodicamente.
Ainda nao entendi muito bem como e quando usar a escala menor Harmonica e melodica, Ouvi que só se usa ascendentemente e fiquei confuso. Se poder esclarecer fico lhe muito grato!!outubro 8, 2014 às 2:37 pm #2198Olá Slash!
A aplicação da escala menor melódica na forma ascendente (e não descendente) é uma característica da música clássica e não se aplica na música popular. Usamos a escala com as mesmas alterações, independente se a melodia estiver subindo ou descendo.
Existem inúmeras formas de aplicar as escalas, mas a maneira mais simples é pensar por acorde. Siga o raciocínio…
1 – Uma escala possui um campo harmônico e dentro desse campo harmônico temos vários acordes.
Por exemplo:
Escala de A menor harmônica: A B C D E F G#
Acordes de tríade gerados pela escala:
Am Bm(b5) C(#5) Dm E F G#m(b5)
Acordes de tétrade gerados pela escala:
Am7M Bm7(b5) C7M(#5) Dm7 E7 F7M G#o
Observe na tabela abaixo o campo harmônico de A menor harmônico (clique para ampliar):
2 – Se uma escala gera um acorde, sobre esse acorde podemos aplicar a escala.
Exemplo:
Sobre o acorde de Dm7 podemos usar a escala de A menor harmônica.
3 – A sensação modal provocada pela escala sobre o acorde pode ser conferida nas tabelas de campo harmônico aqui no site. A escala de A menor harmônica sobre Dm7 gera o modo D Dórico #4.
4 – Você pode ignorar o tom ou modo da música e pensar por acorde.
Exemplo:
Cadência: C | Dm7 | G7 | C
Essa cadência está no tom de C maior, então é possível usar a escala de C maior sobre todos os acordes. Mas sobre o acorde de Dm7 podemos usar a escala de A menor harmônica, pois o acorde também está nesse campo harmônico.
Para conferir as tabelas dos campos harmônicos clique aqui.
Existem cadências onde a aplicação das escalas menores é comum, dou alguns exemplos:
1 – Cadência 1: Am | G | F | E
Use a escala de A menor natural sobre os acordes de Am, G e F.
Use a escala de A menor harmônica sobre o acorde de E.
2 – Cadência 2: Blues.
A7 | % | % | % || D7 | % | A7 | % || E7 | D7 | A7 | E7
Sobre o acorde de D7 use a escala de A menor melódica.
3 – Cadência 3: E | F
Use sobre ambos os acordes a escala de A menor harmônica – chamamos essa sensação modal de Frígio Maior.
4 – Cadência 4: D | D
Use sobre o acorde de D a escala de A menor melódica – chamamos essa sensação modal de Lídio b7 ou Mixolídio #4 – uma das escalas do Baião.
5 – Cadência 5: Dm7(9) | G7 | C7M | C7M
Sobre os acordes de Dm7(9) e C7M use a escala de C maior.
Sobre o acorde de G7 use a escala de C menor harmônica ou melódica.outubro 8, 2014 às 10:25 pm #2204Muito bom obrigado por esclarecer amigo =)
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.
Powered by Facebook Comments