Licks
Home › Fóruns › Improvisação › Licks
Este tópico contém respostas, possui 3 vozes e foi atualizado pela última vez por Heros 10 anos, 2 mes atrás.
-
AutorPosts
-
setembro 10, 2014 às 6:42 pm #1836
Olá, quando vou improvisar quase sempre uso a pentatonica. Percebi que meus solos ficam muito fracos de frases mais “marcantes” fico um tanto limitado nesse sentido, alguém saberia me dar alguma dica refente à isso? Eu deveria tentar tirar outros licks existentes ou tem algum direcionamento para eu tentar fazer os meus?
Grato.
setembro 10, 2014 às 11:57 pm #1863Olá jgmartins!
Quando improvisamos com a pentatônica e o fraseado fica muito linear, subindo e descendo a escala, a tendência é que soe monótono mesmo. O que você precisa é de vocabulário, ou seja, estudar pequenos clichês melódicos, depois criar os teus próprios clichês e finalmente colocar na manga algumas frases de efeito – frases rápidas, ou com tapping, com deslocamento diagonal, etc…
Vou sugerir algumas etapas para o teu estudo:
1 – Aprenda a quebrar o desenho da pentatônica, fuja da forma linear: somos reflexos da forma que estudamos, então se você sempre tocar a pentatônica de forma linear apenas subindo e descendo, isso transparecerá nos seus improvisos. Busque todo o dia tocar a pentatônica de uma forma diferente, como nunca tocou antes.
Padrão normal – é a forma linear da pentatônica, a mais comum.
Invertido – a cada corda invertemos o sentido da pentatônica.
String Skipping – usando saltos de cordas.
Depois misture os padrões, por exemplo, tocando o padrão invertido com saltos de cordas.
Pedal Point – cada uma das notas da pentatônica deverá ser usada como pedal. Poderá ser combinado com saltos de cordas e o padrão invertido.
Sweep Picking – tocando apenas um lado da pentatônica, ou combinando os dois lados alternando a cada corda.
Repetição de notas – pode ser misturado também. Faça as combinações anteriores e repita algumas notas da escala.
Double Stop – tocando duas ou mais notas juntas.
Chicken Picking – tocando duas ou mais notas juntas com salto de corda. Use a palheta com os dedos da mão direita.
Patterns – são padrões que usam um agrupamento lógico.
Procure fazer todos os exercícios em diversas tônicas e shapes, usando diferentes células rítmicas e diversas técnicas como ligado, slide, bend, tapping, vibrato, mute, harmônicos, variação da dinâmica, variação da velocidade, deslocamento do acento entre outras coisas.
2 – Estude de forma restrita: se foque num objetivo simples e direto, assim você dá espaço para o cérebro explorar até o limite cada uma das atividades, por exemplo…
– Toque em apenas uma corda.
– Toque com apenas um dedo.
– Toque em apenas uma região.
– Toque com apenas uma célula rítmica.
– Toque com apenas uma técnica.
– etc…Qualquer tipo de restrição te permitirá desenvolver a idéia ao máximo, e quando for improvisar todos esses elementos fluirão naturalmente.
3 – Amplie o vocabulário: tire solos dos outros, aprenda licks na internet e revistas, escreva os seus próprios. A improvisação será uma fusão de idéias inventadas na hora intercaladas com licks que você estudou anteriormente.
4 – Escute muita música: os nossos dedos só fazem o que o ouvido permite, então desenvolva a capacidade de escutar os diferentes intervalos e as diferentes relações da melodia com os acordes da base.
5 – Se grave improvisando: se afaste por algumas horas e depois escute o que foi tocado. Tente entender onde você está se repetindo ou errando e também descubra como tocou as partes que curtiu escutando.
6 – Fuja das limitações do instrumento: pratique improvisação com a voz, mesmo que seja cantando internamente. Dessa forma você pode se concentrar em outros aspectos além do técnico.
7 – Pratique com frequência: é melhor praticar pouco tempo com bastante frequência, do que passar dias longe do instrumento e compensar o estudo em apenas um dia. Cada dia estamos diferentes, então aproveite essas oscilações para desenvolver o teu improviso.
8 – Crie vínculos entre as idéias: a repetição é sempre o melhor vínculo, então trabalhe as variações desse conceito como…
– Repetindo o que você acabou de tocar.
– Repetindo mudando o início.
– Repetindo mudando o final.
– Repetindo ampliando o início.
– Repetindo ampliando o final.
– Repetindo reduzindo o início.
– Repetindo reduzindo o final.
– Repetindo uma célula rítmica.
– Repetindo a frase mas variando o rítmo.
– Transpondo a frase para outros pontos da escala (inside).
– Transpondo a frase mantendo a relação intervalar para outra posição do braço (outside).
– Invertendo a frase.
– Criando um jogo de pergunta x resposta.setembro 11, 2014 às 11:37 am #1864Caramba Denis, que feedback espetacular! hahaha, fico realmente grato pelas dicas! algumas coisas já sabia mas a maior parte é novidade para mim.
Vou imprimir esse teu feedback e dar uma evoluída no meu improviso, realmente preciso explorar mais shapes da penta, meu fraseado começou a entrar na mesmice, fico muito grato pelo direcionamento!
Agradeço mais uma vez pelo feedback! vou dar uma divulgada no fórum!
setembro 17, 2014 às 2:32 am #1883Dicas sensacionais!! Vou incluí-las nos meus estudos. Obrigado
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.
Powered by Facebook Comments