Taí, uma excelente pergunta.
O que identifica prontamente um guitarrista bom é a afinação dos seus bends e a limpeza e clareza dos ligados. Essas são técnicas que muitas vezes são subestimadas e tocadas de qualquer maneira, sem o controle pleno.
Dou algumas dicas…
1 – Procure “segurar” as cordas que não participam do ligado. Aquelas que estão abaixo são abafadas com o indicador da mão esquerda, e as que estão acima são abafadas com a palma da mão direita.
2 – Use sempre a ponta dos dedos.
3 – Estude coordenação, pois assim você garante que cada dedo é movimentado na hora certa.
4 – Estude o ligado lentamente. Mesmo em baixa velocidade cada uma das notas deverá soar. Se o som fica muito magrinho quando você toca devagar, isso é um indicativo de que a técnica deverá ser aprimorada.
5 – Use o peso da mão e dos dedos para articular os ligados, movendo-os sempre no sentido de fechamento da mão.
6 – Procure não levantar os dedos demais, a articulação fica mais eficiente.
7 – Tenha um instrumento bem regulado, com cordas novas e trastes em bom estado.
LIGADO ASCENDENTE (Hammer on)
Hammer quer dizer martelar. Então esse é o conceito por trás desse tipo de ligado, procure direcionar a força para a ponta do dedo e martele a corda de forma certeira.
LIGADO DESCENDENTE (Pull off)
Coloque ao mesmo tempo todos os dedos que irão participar do ligado. O dedo que faz a força é o que fica, pois terá que promover estabilidade na corda. O dedo que sai pincela a corda e se move no sentido de fechamento da mão.
Powered by Facebook Comments