Olá Rideick!
Existem guitarristas que preferem tocar com sweep (mantendo a direção da palhetada) como o Frank Gambale, e outros que acham mais fácil tocar alternando como o Paul Gilbert. O que você precisa descobrir é dentro da tua técnica qual dos tipos de palhetada será o teu principal, qual delas você toca naturalmente.
O ideal é que você estude os dois tipos de palhetada e que desenvolva cada uma das técnicas para usá-las no melhor momento. Hoje um guitarrista precisa de boa desenvoltura e da capacidade de fluir livremente pelo braço da guitarra, e isso só é possível com liberdade motora.
Aconselho o seguinte:
1 – Quando tocar arpejos com uma nota por corda use o sweep.
2 – Quando tocar frases onde é possível usar ambas as palhetadas (número ímpar de notas por corda), procure a que você acha mais fácil, aquela que você definiu como a sua principal forma de palhetar.
3 – Quando tocar frases onde o número de notas por corda for par, use palhetada alternada.
Observe nos exemplos abaixo:
No exemplo 1 sempre que possível mantemos o sentido da palhetada pois é muito mais eficiente atravessar uma série de cordas com um único movimento do que palhetar cada corda separada.
No exemplo 2 é possível tocar com sweep ou alternate pois existe um número ímpar de notas por corda e estamos nos movendo sempre na mesma direção, das cordas graves para as agudas. Busque aqui a forma de palhetar de seja mais natural para você.
No exemplo 3 não é possível manter o sentido da palheta, então alterne.
Powered by Facebook Comments