rgriao
Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Muito joia a explicação. Muito grato. Só pra fechar este assunto:
Vale o meu pensamento de que se toca inicialmente a Tônica depois se explora bem as SDom passa-se pelas Dom e depois para, ao final, cairmos na tônica fechando-se o círculo? Ou seja, a grosso modo procura-se fazer este giro T passa-se para as SDom (neste ponto como é o desenvolvimento, procuro explorar mais tempo) vou para as Dom (exploro bem menos) e finalmente caio na T. Fazendo assim o solo ficará bom. Tomando, como vc bem disse, os cuidados com certas notas combinações (ex. trítono, repousos descabidos, enfim). É isso prezado?
forte abraço!
Ricardo
Beleza, Denis!
Se me permite, desculpe-me da ignorancia, gostaria de complementar a pergunta anterior no sentido de saber se QUANDO NÃO SE USA OS MODOS, tem como, a exemplo do seu tutorial do qual já me referi, definir técnicamente (teoricamente) as notas de ênfase, isto é: as notas características de uma tonalidade qualquer? Por que fico em dúvida o que tocar e como tocar em cima de uma escala menor e mesmo numa pentatonica ou outra qualquer. Sabemos que as escalas existem, sabemos como são formadas, sabemos praticá-las, exercitá-las, mas e na hora de tocá-las (fazer música de verdade), como que se faz? Já aprendi contigo que nos modos existem as notas características e vc deu exemplos de como enfatizá-las para dar sentido ao modo, ao fazermos isso estamos criando música com os modos, mas quando não usamos os modos gregos o que fazemos ao tocar, tem como escolher notas? Sei que não podemos ficar subindo e descendo escala, pois isso é exercício técnico e não música. O que me veio em mente sobre isso é que no campo harmônico, em razão das funções de cada grau, temos 3 notas (acordes) Tônicas, 2 notas(acordes) Subdominantes e 2 notas (acordes) Dominantes. Ao solar teríamos então que começar pela T, trabalhar as notas SD e próximo do final do solo tocar uma D para fechar com uma T (repouso). É ISSO?
Se puder responder te agradeço!
Sds.
Ricardo
Ok! Vamos esquecer do BLUES que é um caso especial como vc disse! Mas se entendi corretamente a resposta, quando uma música, ou trecho dela – Introdução por exemplo – estiver “arranjada” para um tom menor (relativa do tom maior) ex. Am (CM), NÃO TEM COMO APLICAR OS MODOS.Tenho que solar com base na escala natural de Am (ou qualquer outra que se aplique) dando ênfase em qualquer nota da escala, porém tomando cuidado com trítonos, conflitos e outras regras da harmonia. É isso mesmo? Ou seja, só se fala em tocar usando um modo grego quando estivermos diante de uma escala natural MAIOR?
-
AutorPosts
Powered by Facebook Comments