Denis Warren – Escalas Musicais (Parte 2)
Olá pessoal, essa aula é a continuação do texto “Escalas Musicais (Parte 1) – Definição”, onde veremos as escalas menores harmônica e melódica, as pentatônicas m6 e M7, a escala diminuta, domdim, tons inteiros, aumentada e outras simétricas.
Escala Menor Harmônica (7 notas) – Historicamente o início da consolidação da idéia de tonalidade começou com a aceitação do trítono (intervalo de 3 tons) dentro do acorde dominante (quinto grau do campo harmônico) e a sua resolução no primeiro grau, criando assim o ciclo tonal.
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
No campo harmônico menor o quinto grau é um acorde do tipo Tm7, sem trítono. Como forma de criar uma tonalidade menor com estrutura e força proxima a tonalidade maior, mudou-se o quinto grau do campo harmônico menor para um acorde com trítono do tipo T7.
Exemplo:
Escala de Dó menor – C D Eb F G Ab Bb C
Dó menor (acordes do campo harmônico)→ Cm7 | Dm7(b5) | Eb7M | Fm7 | Gm7 | Ab7M | Bb7
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Alterando o quinto grau:
Dó menor tonal→ Cm7 | Dm7(b5) | Eb7M | Fm7 | G7 | Ab7M | Bb7
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
O acorde de Gm7 (G Bb D F) passou a ser G7 (G B D F) e essa alteração também passou a ser usada na escala menor natural, agora chamada de escala menor harmônica.
C menor harmônica – C D Eb F G Ab B C
Analisando a distância entre as notas da Escala Menor Harmônica tiramos a sua fórmula…
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Modos da Menor Harmônica – Da mesma forma que temos inversões da escala maior essa possibilidade também é aplicada para a escala menor harmônica.
Aeólio 7M – É o formato sem inversão, possui as mesmas notas da escala menor harmônica na mesma ordem.
Exemplo: C Aeólio 7M = Cm Harmônica→ C D Eb F G Ab B C
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Para determinar as notas de qualquer outra escala Aeólia 7M (menor harmônica) basta respeitar a distância de tons da fórmula acima, por exemplo:
Quais as notas de Mi Aeólio 7M, ou Mi menor harmônica?
- A primeira nota será Mi
- A segunda nota será Mi + 1 tom, ou seja, nota Fá#.
- A terceira nota será Fá# + ½ tom, ou seja, nota Sol.
- A quarta nota será Sol + 1 tom, ou seja, nota Lá.
- A quinta nota será Lá + 1 tom, ou seja, nota Si.
- A sexta nota será Si + ½ tom, ou seja, nota Dó.
- A sétima nota será Dó + 1 ½ tom, ou seja, nota Ré#.
E finalmente a nota Ré# + ½ tom retorna para a nota Mi. Então a escala de E menor harmônica tem as notas: E F# G A B C D#.
Lócrio 6M – É a escala menor harmônica começando na segunda nota.
Exemplo: D Lócrio 6M→ D Eb F G Ab B C D
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Para determinar as notas de qualquer outra escala Lócria 6M (primeira inversão da menor harmônica) basta respeitar a distância de tons da fórmula acima, por exemplo:
Quais as notas de Fá Lócrio 6M?
- A primeira nota será Fá
- A segunda nota será Fá + ½ tom, ou seja, nota Solb.
- A terceira nota será Solb + 1 tom, ou seja, nota Láb.
- A quarta nota será Láb + 1 tom, ou seja, nota Sib.
- A quinta nota será Sib + ½ tom, ou seja, nota Dób.
- A sexta nota será Dób + 1 ½ tom, ou seja, nota Ré.
- A sétima nota será Ré + ½ tom, ou seja, nota Mib.
E finalmente a nota Mib + 1 tom retorna para a nota Fá. Então a escala de F Lócrio 6M tem as notas: F Gb Ab Bb Cb D Eb.
Jônico #5 – É a escala menor harmônica começando na terceira nota.
Exemplo: Eb Jônico #5→ Eb F G Ab B C D Eb
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Dórico #4 – É a escala menor harmônica começando na quarta nota.
Exemplo: F Dórico #4→ F G Ab B C D Eb F
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Mixolídio b9 b13 ou Frígio 3M – É a escala menor harmônica começando na quinta nota.
Exemplo: G Mixolídio b9 b13→ G Ab B C D Eb F G
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Lídio #9 – É a escala menor harmônica começando na sexta nota.
Exemplo: Ab Lídio #9→ Ab B C D Eb F G Ab
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Diminuta Harmônica – É a escala menor harmônica começando na sétima nota.
Exemplo: B Diminuta Harmônica→ B C D Eb F G Ab B
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Outros formatos, clique em cima para ampliar:
CAGED 1 e CAGED 2 – 5 desenhos em 5 regiões no braço da guitarra, cada um é construído em torno do formato de um acorde. O Shape 1 em torno do acorde de C, o shape 2 em torno do acorde de A, shape 3 em G, shape 4 em E e shape 5 em D (CAGED). Algumas notas se encontram entre parênteses e oferecem uma alternativa para o desenho.
Simétrico 3 X 3 – É a escala menor harmônica com 6 notas, omite-se em cada shape um dos graus (notas). No shape 1 retira-se a sétima da escala, no shape 2 retira-se a Tônica, no shape 3 a segunda, no shape 4 a terça e assim por diante.
Simétrico 3 X 4 e Simétrico 4 X 3 – A escala completa tocada a cada 2 cordas, repetindo o padrão nas oitavas seguintes. Geralmente repete-se o dedo mínimo nos padrões ascendentes (das cordas graves para as agudas) e o indicador nos descendentes (das cordas agudas para as graves).
Escala Menor Melódica (7 notas) – Como forma de tentar aproximar a tonalidade menor da tonalidade maior criou-se a escala menor melódica que possui as mesmas notas da diatônica (maior) com uma terça menor.
Exemplo:
Dó maior – C D E F G A B C
Dó menor melódica – C D Eb F G A B C
Pode também ser vista como a escala menor natural com a alteração ½ tom acima da sexta e sétima notas.
Dó menor natural – C D Eb F G Ab Bb C
Dó menor melódica – C D Eb F G A B C
Analisando a distância entre as notas da Escala Menor Melódica tiramos a sua fórmula…
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Modos da Menor Melódica
Aeólio 6M 7M – É o formato sem inversão, possui as mesmas notas da escala menor melódica na mesma ordem.
Exemplo: C Aeólio 6M 7M = Cm Melódica→ C D Eb F G A B C
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Dórico b9 ou Frígio 6M – É a escala menor melódica começando na segunda nota.
Exemplo: D Dórico b9→ D Eb F G A B C D
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Lídio #5 – É a escala menor melódica começando na terceira nota.
Exemplo: Eb Lídio #5→ Eb F G A B C D Eb
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Mixolídio #4 ou Lídio b7 – É a escala menor melódica começando na quarta nota. Essa escala também pode ser chamada de “Overtone”.
Exemplo: F Mixolídio #4→ F G A B C D Eb F
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Mixolídio b13 – É a escala menor melódica começando na quinta nota.
Exemplo: G Mixolídio b13→ G A B C D Eb F G
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Lócrio 9M – É a escala menor melódica começando na sexta nota.
Exemplo: A Lócrio 9M→ A B C D Eb F G A
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Alterada – É a escala menor melódica começando na sétima nota. Também pode ser chamada de “Superlócrio”, ou de Diminished-Whole Tone, pois sua primeira metade parece a escala diminuta (ou DomDim) com ½ 1 ½ 1 e a segunda metade parece a escala de tons inteiros com 1 1 1 1.
Exemplo: B Alterada→ B C D Eb F G A B
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Existem muitas maneiras de chegar nas notas que formam a escala alterada, observe:
1 – Escala alterada de C# → C# D E F G A B C#
Essa escala é idêntica a escala maior de Dó (C D E F G A B C), onde a tônica (C) subiu ½ tom (C#).
2 – Escala alterada de C → C Db Eb Fb Gb Ab Bb C
É idêntica a escala maior de Dó (C D E F G A B C), onde todos os graus com excessão da tônica cairam ½ tom.
3 – Através do acorde alterado (T7 com combinações de b5, #5, b9, #9).
C#7alt será C#7 (C# E#=F B) com as alterações b5 (G), #5 (G=A), b9 (D) e #9 (D=E).
Somando as notas do acorde com as alterações temos…
T + b9 + #9 + Terça + b5 + #5 + Sétima → C# + D + E + F + G + A + B = C escala alterada.
Outros formatos, clique em cima para ampliar:
CAGED 1 e CAGED 2 – 5 desenhos em 5 regiões no braço da guitarra, cada um é construído em torno do formato de um acorde. O Shape 1 em torno do acorde de C, o shape 2 em torno do acorde de A, shape 3 em G, shape 4 em E e shape 5 em D (CAGED).
Simétrico 3 X 3 – É a escala menor melódica com 6 notas, omite-se em cada shape um dos graus (notas). No shape 1 retira-se a sétima da escala, no shape 2 retira-se a Tônica, no shape 3 a segunda, no shape 4 a terça e assim por diante.
Simétrico 3 X 4 e Simétrico 4 X 3 – A escala completa tocada a cada 2 cordas, repetindo o padrão nas oitavas seguintes. Geralmente repete-se o dedo mínimo nos padrões ascendentes (das cordas graves para as agudas) e o indicador nos descendentes (das cordas agudas para as graves).
Escala Pentatônica m6 (5 notas) – Variação modal da pentatônica m7, entrega a intenção dórica e se popularizou bastante no Blues e seus derivados como o rock. Possui as mesmas notas da penta m7 trocando a sétima menor por uma sexta maior.
Exemplo:
Penta de Cm7 – C Eb F G Bb
Penta de Cm6 – C Eb F G A
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Outros formatos, clique em cima para ampliar:
Escala Pentatônica M7 (5 notas) – Tem característica modal, o Mixolídio, também usada no Blues, rock e músicas regionais. Possui as mesmas notas da penta m7 trocando a terça menor por uma terça maior.
Exemplo:
Penta de Cm7 – C Eb F G Bb
Penta de C7 – C E F G Bb
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Outros formatos, clique em cima para ampliar:
Escala Diminuta (8 notas) – Tem formação simétrica e vem da sobreposição de dois acordes diminutos.
Co (C Eb Gb Bbb) + Do (D F Ab B) = C D Eb F Gb Ab Bbb B C
Pode ser visto também como a soma do acorde diminuto com suas aproximações cromáticas.
Co (C Eb Gb Bbb)
B→ C | D→ Eb | F→ Gb | Ab→ Bbb
Ou ainda como uma escala originada da possibilidade simétrica TOM + SEMITOM.
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Na prática só existem 3 escalas diminutas pois a quarta escala será igual a primeira, a quinta será igual a segunda e assim por diante:
Escala de Cdim = Escala de Ebdim = Escala de Gbdim = Escala de Adim
Escala de C#dim = Escala de Edim = Escala de Gdim = Escala de Bbdim
Escala de Ddim = Escala de Fdim = Escala de Abdim = Escala de Bdim
Uma variação da escala diminuta é conhecida como Dominante-Diminuta (8 notas), ou DomDim. Na prática é a mesma escala na primeira inversão, ou SEMITOM + TOM. Seu uso está mais associado a sua aplicação do que necessariamente a sonoridade que fornece. De forma geral usamos a escala diminuta na tônica do acorde diminuto e a escala DomDim na tônica do acorde dominante (T7). É possível também pensar de outra forma usando a escala diminuta na tônica do acorde diminuto e meio tom acima da tônica do acorde dominante. Ou usar a DomDim na tônica do acorde dominante e meio tom abaixo da tônica do acorde diminuto. Qualquer das opções acaba gerando o mesmo resultado.
DomDim:
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Exemplo:
CDim – C D Eb F Gb Ab Bbb B C
BDomDim – B C D Eb F Gb Ab Bbb B
CDim = BDomDim
Aplicação:
Acorde diminuto – Co – Usa-se a escala de CDim ou BDomDim
Acorde dominante – B7 – Usa-se a escala de BDomDim ou Cdim
Escala de Tons Inteiros (Hexafônica – 6 notas) – Também é da categoria das escalas simétricas onde a distância entre as notas da sua estrutura é sempre 1 TOM.
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Na prática só existem 2 escalas de tons inteiros pois elas se repetem a cada 1 TOM:
C tons inteiros (TI) = DTI = ETI = F#TI = G#TI = BbTI
C# tons inteiros (TI) = D#TI = FTI = GTI = ATI = BTI
Escala Aumentada (6 notas) – Escala simétrica originada da aproximação cromática das notas do acorde aumentado.
Exemplo:
C(#5) – C E G#
Aproximações:
B→ C | D#→ E | G→ G#
C Aumentada – C Eb E G G# B
Na prática essa escala entrega 2 terças (menor e maior), 2 quintas (justa e aumentada) e uma sétima maior.
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Existem apenas 4 escalas aumentadas pois…
Caum = Eaum = G#aum
Dbaum = Faum = Aaum
Daum = F#aum = A#aum
Ebaum = Gaum = Baum
Outras variações de escalas existem e são utilizadas, como as pentatônicas modais ou outros tipos de simetria, observe na tabela abaixo o resumo dessas fórmulas:
Simétrica 124:
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Simétrica 134:
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Para conhecer os desenhos das demais escalas visite no site a “Biblioteca dos Shapes de Escala”.
Se você curtiu essa aula deixe um comentário abaixo e compartilhe na sua linha do tempo do Facebook. Qualquer dúvida acesse o FORUM aqui no site.
Regras para o Compartilhamento das Aulas do Site
Powered by Facebook Comments