Celulas rítmicas
Home › Fóruns › Teoria Musical › Celulas rítmicas
Este tópico contém respostas, possui 2 vozes e foi atualizado pela última vez por Denis Warren 9 anos, 9 mes atrás.
-
AutorPosts
-
outubro 25, 2014 às 9:10 pm #2215
Olá Boa noite
Tenho um pouco de dificuldade nesse assunto como posso melhorar ?
novembro 7, 2014 às 2:42 pm #2221Qual é a tua dificuldade? Executar cada célula? Manter a pulsação? Alternar entre uma célula e outra? Saber como estudar e aplicar? Ou você não sabe o que significa célula rítmica?
Vamos por partes para que você possa entender o assunto de forma completa. Então fico no aguardo…
novembro 8, 2014 às 12:12 pm #2223Olá Bom dia!
Obrigado pela atenção, nesse assunto tenho uma base muito fraca, tenho dificuldade em executa-las, e principalmente manter uma pulsação.
novembro 26, 2014 às 2:44 pm #2240Rodolpho, vou listar os pontos de partida…
1 – Conseguir manter a precisão na pulsação: Esse aspecto é o fundamental, você ter a capacidade de sentir a pulsação de uma música e conseguir acompanhá-la com perfeição. De certa forma a nossa intuição nos permite acompanhar o pulso natural de um rítmo, mas o seu controle pleno requer bastante estudo usando o metrônomo como referência. Toque tudo que estiver aprendendo, seja escalas, arpejos, riffs ou licks, com o auxílio de um metrônomo. Comece em velocidade baixa e vá aos poucos acelerando, buscando sempre tocar as notas com os acentos do metrônomo.
2 – Conseguir dividir o tempo em 1, 2, 3 e 4 partes: Em 1 parte quer dizer tocar apenas 1 nota para cada batida da pulsação. Depois ao dobrar a velocidade teremos 2 notas por batida e finalmente dobrando mais uma vez, teremos 4 notas por batida. A tercina (3 notas por pulsação) é uma variação e também deverá ser estudada. A distância entre as notas deverá ser sempre equilibrada (a mesma), sem acelerar ou reduzir a velocidade.
3 – Células rítmicas: São as variações sobre as divisões do tempo em 1, 2, 3 e 4 partes. Você pode por exemplo tocar o tempo dividido em 4 partes (1 2 3 4) mas omitir a primeira nota (_ 2 3 4). Ou tocar o tempo dividido em 3 partes (1 2 3) omitindo a segunda nota (1 _ 3). Essa é a definição de célula rítmica, uma combinação matemática, uma possibilidade que gera um padrão rítmico específico. Cada uma deverá ser estudada separada em andamentos variados até que você memorize a sua sonoridade.
Observe no quadro abaixo as células derivadas dessas divisões:_ quer dizer uma pausa, não tocar a nota.
∩ quer dizer unir o tempo das notas, somente a primeira é tocada.
Cada célula rítmica está representada pela notação tradicional e o equivalente numérico.
4 – Batidas e swing: Cada estilo de música possui variações e características que são representadas por agrupamentos de células rítmicas. Aprender a tocar músicas com rítmos variados te dará o controle de cada conceito, então procure tirar bastante música de diversas fontes.
5 – Controle de compasso: Saiba tocar dentro de compassos variados que vão além do tradicional 4/4 e 2/4, entre eles o 3/4, 5/4, 7/4, os compostos 6, 9 e 12, usando unidades de tempo variadas como 2, 4, 8 e 16.
ASSIMILAÇÃO
Estude sempre com o metrônomo e backing tracks, mas saiba tocar mantendo a sua pulsação natural, ou usando como guia a pulsação de outro músico, como o baterista da tua banda.
Estude rítmo também de forma isolada, melhor se for num outro instrumento como uma percussão. Isso te dará uma visão alternativa do assunto.
Entenda cada célula de forma intuitiva, copiando a sua sonoridade, mas também compreenda o assunto de forma racional.
-
AutorPosts
Você deve fazer login para responder a este tópico.
Powered by Facebook Comments